terça-feira, 25 de maio de 2010

SOMENTE O TEMPO SÓ

" Somente o tempo, o tempo só. Dirá se irei luz ou permanecerei pó, se encontrarei Deus ou permanecerei só. Se ainda hei de abraçar minha !" Esse é um trecho de uma canção de Gilberto Gil, que me faz lembrar-se de uma senhora que agradecia as pessoas por admirar as suas flores.
" Obrigado pela visita", diz ela com um enorme sorriso sincero. Com o mesmo sorriso amplo e franco, não pude resistir e perguntei: "Por que a senhora me agradece por observar o seu jardim?" Ela me olhou por um momento e respondeu: " Cada pessoa que para e olha as minhas flores, faz com que eu me sinta bem com o que faço, tento colocar um pouco de alegria nesse mundo tão ocupado, e quando alguém para e fica observando, sinto que estou fazendo um bom trabalho."
Minha avó fez a passagem quando eu tinha um ano e quando a nostalgia bate à minha porta, a personifico na figura daquela senhora do jardim tão simpática, enrugada, passos cambaleantes, cabelos na cintura, mas por toda a vida enrolados num coque baixo.
Só o tempo e os mistérios da vida podem dar de presente a velhice, tão repudiada atualmente. Ser jovem é fácil, ser criança mais ainda. Mas saber envelhecer é para poucos, o caminho é longo tortuoso e cheio de perdas. Mas é um caminho nobre e o mais próximo de Deus.
Eu quis contar esse fato, porque senti o desejo de retirar a generosidade daquela e de outras avós da mira do tempo. A palavra segura o significado dos acontecimentos e não permite que eles passem. E gestos como esses eu não gostaria que passasse. Não tenho mais nenhuma avó viva. Por isso, me "apodero" momentaneamente de todas as avós que se aproximam de mim com o olhar calmo de quem sabe viver.

22 comentários:

  1. Que bom ter você aqui Jair. Também agradeço a Deus pelos ensinamentos que a minha Avó nos deu.

    ResponderExcluir
  2. Sugiro que o Blog seja mais clarinho.

    ResponderExcluir
  3. J...como é importante dar-se um tempo para apreciar o que é belo, o que é essencial. Ás vezes estamos tão ocupados, que nem percebemos um sorriso que nos é dado, um olhar especial...então, como é importante parar um pouco, para apreciar o que esse mundo lindo traz de tão bom pra todos nós. Deus mora em todas as coisas, das mais simples às mais esplêndidas. Que lindo dever ser, como todos que passavam pelo jardim desta senhora, poder ouvir um MUITO OBRIGADA dela, pelo simples fato de poderem apreciar a beleza, não apenas das flores do seu jardim, mas principalmente, do seu coração terno!
    Mais beijokas pra ti...perfumadinhas!!!!

    ResponderExcluir
  4. A sua gentileza também não pode passar despercebida Jair. Você é uma das pessoas mais atenciosas que conheci.

    ResponderExcluir
  5. O Queridinho de Deus. Adorei o Blog. É impressionante a capacidade que você tem de saber o que as pessoas precisam ouvir tanto aqui como no Orkut.

    ResponderExcluir
  6. Oie amei seu blog,muito interativo... Parabéns. ha vc poderia me dar uns toques né pra dar uma melhorada no meu..rsrss

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Jair Freire pelo primeiro texto da coluna!

    ResponderExcluir
  8. Jair Amo de paixão o que vc escreve

    ResponderExcluir
  9. Simplesmente maravilhoso!

    ResponderExcluir
  10. Belissimo texto simples porem grandioso como meu querido Jair Freire!

    ResponderExcluir
  11. Passei para retribuir sua visita e parabeniza-lo pelo seu blog esta maravilhoso.

    ResponderExcluir
  12. Maravilhoso! O blog está lindo!

    ResponderExcluir
  13. Excelente citação Jair! Tenha uma linda tarde, beijos

    ResponderExcluir
  14. Inspirado, hein amigo? Vc é grande!!! Beijos lindo!!!

    ResponderExcluir
  15. Meu Amor você sempre maravilhoso no uso das palavras em suas histórias!

    ResponderExcluir
  16. Querido Jair! Adorei!!! Bjkssss...

    ResponderExcluir
  17. OII JAIR !!!!!!!!!! QUE CORAÇÃO LINDO MENINO !!!!!!! BJJJJS

    ResponderExcluir
  18. eu sei o que vc sente pois a minha noninha era a coisa mais fofa da minha vida!!
    ela me ensinou muito sobre caridade em todos os sentidos!!

    ResponderExcluir
  19. Lindo, grandes verdades que trazemos enraizados, e levaremos por toda nossa vida e, se passar para meus filhos tudo que aprendi com meus pais, avós, serei a Mulher mais feliz do mundo. Bjs

    ResponderExcluir
  20. Sabe ser avó é melhor que ser mãe....estamos ensinando e orientantando pela segunda, terceira e assim por diante. E vc tem um sentimanto muito lindo, parabéns meu querido amigo. Te desejo toda sorte do mundo...bjssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir