quarta-feira, 25 de agosto de 2010

SETEMBRO EM NÓS

Setembro dá adeus a Agosto. O mês de nome pesado dá lugar à leveza do mês que é sinônimo de primavera. Passagem que nos leva a uma nova estação, novos ares, novas cores.
A vida é sempre generosa, penso nos mistérios de nossas passagens, nas novas oportunidades, nos desgotos que passou, para os setembros que há em nós. Na crueza de tantos acontecimentos que parecem dilacerar as esperanças humanas, condenando-nos ao mal da estagnação. O Mal é a ausência de possibilidades. Já não há o que intervir, o que fazer, o que perdoar, o que amar e nem o que dizer. No Mal, prevalece a consciência infeliz, a certeza de que não fez o que deveria fazer, que não amou o que deveria amar e que não foi o que deveria ter sido.
Ao contrário, o bem é a certeza de ter estado no lugar certo, fazendo ainda que precariamente o que era certo, e amando, mesmo nos limites da finitude do amor humano. O amor só é concreto a partir dos limites que são próprios de nossa condição. O amor nos faz esquecer, nos faz passar e nos faz permanecer.
Cada um carrega o peso que tem. Peso de ser o que é, de fazer o que faz. Há pessoas que decidem pelo mal, porque não se descobriram a tempo. Deixaram a vida passar e não concretizaram os seus sonhos. Optaram por mandar embora a sua verdadeira essência e acolheram um jeito alienado e estranho de ser. Permitiram que o medo, esse forasteiro que insiste em assassinar o que somos, vitimasse-lhes a sua verdade maior. Passaram a vida, convivendo com o cadáver de sua realização. Mataram-se e dispuseram-se a viver, velando a si mesmas.
Há pessoas que carregam o peso de não terem feito o que queriam, de não terem amado quem gostariam e de não terem lutado um pouquinho mais pelos sonhos que nutriam. Viveram e não descobriram a sabedoria que "setembros" podem nos trazer.

25 comentários:

  1. Setembro, mês de mudanças. Ainda que a figueira não floresça, nem a videira dê o seu fruto, todavia eu me alegrarei...

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso artigo!!! É , no mínimo, interessante, porém é muito mais do que isso, é cultura, é aprendizagem.... Sensacional. O Blog

    ResponderExcluir
  3. A DEFINIÇÃO DO MAL É A MAIS CERTA QUE EU JÁ LI

    ResponderExcluir
  4. Estou plastificada!Realmente você se supera a cada mensagem. Sua mensagem foi profunda,agora vou dormir melhor.

    ResponderExcluir
  5. é-me clarividente que qualquer de nos seres humanos,reconhece o bem e o mal.e sabe muito bem reconhee-lo em suas acçoes. Porque simplesmente é uma verdade da nossa essencia mais pura,esta no nosso “inner us”que é oa parte mais prifunda de nos proprios.Bem la dentro de nossa alma de nosso interior.Todos temos uma voz interior que funciona…cabe a nós querer ouvi-la ou ignora-la.Por vezes vezes quando estou fazendo algo que sei que nao e do bem…ela alerta-me e nao para de me atormentar…e eu sinto-me a pior das criaturas a face da terra sanao conseguir contrariar meus instintos ou pseudo necessiaddaes,que me levam a errar.So pra dizer que concordo em pleno com o texto do Jair que muito admiro.O que vai contra a nossa natureza é o mal.bjokinhas

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que existe pessoas que são boas e outras que infelizmente aperfeiçoam-se no mal vestindo-se com mantos sagrados. Certamente esquecem-se dos olhos de Deus.Acho que para quem tem alguma Fé verdadeira, poderia ou deveria lembrar, que vale a pena desejar o bem. A maldade realamente provém da ignorância da Alma e infelizmente por causa disso têm perdão. O perigo ou a salvação está em não levantar as mãos em oração levianamente, porque, será punido ou redimido e educado, por Deus.
    E na hora só quem decide é Deus.
    Eu acho que o primeiro passo , realmente, é respeitar o direito de escolha do seu próximo, não deixando de assumir suas deficiências, se quiser fazer a transmutação ao bem. Mas sempre : honestidade, sinceridade ou Verdade.

    ResponderExcluir
  7. Linda essa mensagem, assim como todas já postadas aqui.
    Um grande abraço, paz e luz!

    ResponderExcluir
  8. …. a face verdadeiro do mal é o pecado, que não nos deixa ver a beleza da vida, quando estamos em pecado transparecemos o mal, por que o mal não vem de Deus. No entanto queria ressaltar, que o fato de perder tudo, objetos materiais, não é o pecado do jovem, mas o que o fez perder tudo, é o mal….. por isso esta mensagem nos convida a refletir sobre o que estamos fazendo com nossa vida hoje, quais as ações e sentimos nos invoca a parecer com Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  9. o que acontece hj em nosso meio, mts pessoas por falta de estimulo perde as esperanças. esquecendo as mais diverssaas oportunidade que podew fazer

    ResponderExcluir
  10. Isso demonstra que podemos ser tanto o bem como o mal, depende da circustância da qual nos delimitamos permitir….

    ResponderExcluir
  11. JAIR, VOCE ESCREVE COISAS LINDAS!!!!!!!!
    ADOREI. VOCE É D+!!!!!!!!!
    BEIJOS.

    ResponderExcluir
  12. Linda mensagem.
    Bom Tarde =)

    ResponderExcluir
  13. Oie, lindo, parabens pela mensagens..
    bjo

    ResponderExcluir
  14. Parabéns….vc é demais !!!

    ResponderExcluir
  15. Mas, mesmo assim diante de tamanha transformação, mesmo não percebendo…é a estes que devemos ajudar…sempre existe o Bem, mesmo qdo a aparencia seja tão mal…
    Precisamos nos despojar para conseguirmos enxergar melhor o Bem…
    bjs, carinho sempre

    ResponderExcluir
  16. Quem fecha as portas para novas aventuras, consegue ver apenas quatro paredes

    ResponderExcluir
  17. Quando “crescemos” através do ciclo natural, isto é ético e salutar. Infelizmente, há muitos que procuram ambientes e “crescimento” de forma inescrupulosa… e o pior, encontram.

    ResponderExcluir
  18. Nós somos o que pensamos. Dai a importancia de pensar sempre o bem.

    ResponderExcluir
  19. o que somos, ou o que seremos? se seremos bem ou se seremos mal!! Obrigado por suas palavras… Jair!

    ResponderExcluir
  20. Bem e mal não existem de fato…não passam de rótulos sociais relativos a tempo, lugar, país, região, estado, etc. Cada grupo humano tem seus rótulos de bem e mal. Por isso existe guerra, um conflito de rótulos criados para justificar interesses e ações egoístas.

    ResponderExcluir
  21. Todos nós temos um pouco de Deus e de Judas, assim vamos vivendo até que a balança pesa para um lado definindo quem realmente somos

    ResponderExcluir
  22. O Bem e o Mal está semeado dentro de nós, dependendo do momento em que vivemos determinadas situações , acionaremos a maneira de resolvê-la e será assim retratada por nós no físico , na matéria a devida expressão que será espelhada à nós mesmos e será também vista pelos demais.

    ResponderExcluir
  23. Tudo é uma questão de escolhas...
    Muito obrigada Jair querido.

    Beijos de LUZ.

    ResponderExcluir