segunda-feira, 25 de outubro de 2010

AS PEQUENAS MEDIDAS

Grandes medidas é que fazem a diferença no mundo. Pensei dessa forma até poucos dias atrás. Foi um acidente caseiro, fui puxar uma tábua e ela caiu no meu pé, imediatamente o sangue começou a jorrar e percebi que, além de doer muito, eu havia perdido a unha do dedão. A noite fiquei pensando e quis aprender com o acidente. Se a tábua tivesse caído um centímetro a frante, não teria me tirado de vários compromissos. Há momentos que pequenas medidas que determinam o resultado de tudo.
Os sonhos se concretizam nas pequenas realidades. Quem tem grandes sonhos haverá de descobrir as iniciativas menores que os possibilitarão. Dar um passo já é uma iniciativa louvável para quem precisa andar dez quilômetros. De passo em passo, a distância vai se tornando menor, a estrada vai nos fazendo chegar.
O amor conjugal também depende de pequenos empenhos. O que faz o amor durar no tempo são as pequenas medidas de dedicação. Um bilhete deixado sobre a mesa declarando amor, um pedido de perdão depois do erro, um sorriso no amanhecer. Tudo constitui o grande mosaico da felicidade que tanto desejamos. Um grande amor se constrói a partir de pequenos detalhes.
Depois do meu acidente alguma coisa mudou em mim. Percebi que as pequenas medidas, quando somadas fazem a diferença. O valor e o determinativo de uma realidade tão pequena se afloraram em mim com seu poder de ensinamento. Os dias continuam amanhecendo, a vida continua seguindo o seu curso e os relógios ainda apontam a hora de chegar e de partir.
Eu continuo aqui, fazendo menos que eu deveria fazer. Só não quero deixar de aprender. Quero assimilar sempre mais a sabedoria de desvendar os segredos que se escondem nos pequenos fatos. Eles podem nos transformar. Mas hoje eu não quero muita coisa, quero apenas um centímetro de felicidade.

25 comentários:

  1. Jair,espero que você se recupere logo e que apareçam bons motivos para que você fique para cima e inspirado.

    ResponderExcluir
  2. Querido Amigo Jair!
    De coração lhe desejo prontas melhoras!
    Quanto às suas observações são sábias observações e oxalá a humanidade pudesse se conscientizar dessas realidades!!!
    Que Deus lhe conceda muitos quilômetros de Felicidades!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. VÁ RÁPIDO QUANDO PUDER. VÁ DEVAGAR QUANDO FOR OBRIGADO. MAS, SEJA O QUE FOR QUE ACONTEÇA, CONTINUE. O IMPORTANTE É NÃO PARAR!

    ResponderExcluir
  4. Pequenos riachos acabam convertendo-se em grandes rios.

    ResponderExcluir
  5. Meu Pai sempre dizia Jair: Se você não conseguir fazer alguma coisa grandiosa hoje, faça alguma coisa pequena.

    ResponderExcluir
  6. Toda felicidade do mundo pra você é pouco Jair. Você é maravilhoso,gostaria muito que morasse perto de mim!!!!

    ResponderExcluir
  7. Jair está tudo bem? Nada de tristeza viu. Adoro você. Aliás, eu mais umas milhares no Brasil né? Quero saber quando você vem pra sampa. Responda-me no meu e-mail da Folha

    ResponderExcluir
  8. Avançar sempre, parar nunca, recuar jamais. E os sonhos vão se realizando.

    ResponderExcluir
  9. Na vida, as coisas ás vezes andam vagarosamente. Por isso é tão importante não parar, mesmo um pequeno avanço na direção certa, já é um progresso e qualquer um pode fazer um pequeno progresso.

    ResponderExcluir
  10. Acredito sim Jair que pequenos gestos fazem diferença. Deixar claro os sentimentos é algo imprescindível.

    ResponderExcluir
  11. Todos nos Jair, Sempre fazemos menos do que realmente podemos. Fazemos sempre escolhas mais imediatas, mais simples, menos trabalhosas, porém, menos surpreendentes e com menos sabor de aventura.

    ResponderExcluir
  12. Detalhes é algo na vida que mesmo tão simples são indiscutivelmente fundamentais. Tudo na vida existem os detalhes que fazem uma grande diferente.

    ResponderExcluir
  13. Os pequenos detalhes que nós mantêm no jogo da vida e nos aproximá dos nossos objetivos. Beijos Jair até+

    ResponderExcluir
  14. Que lindo Jair! O amor é algo que deve ser cultivado e cuidado dia apos dia!!! Pra não secar,pra não morrer!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Existe um poder incrível em simplesmente fazer um pouquinho de cada vez, dia após dia.

    ResponderExcluir
  16. Todos os dias nasce uma nova oportunidade de um dia melhor.Pouco a pouco, isso vai acrescentando e uma soma vai tomando lugar.

    ResponderExcluir
  17. Jair vc é incrível sempre com suas palavras sabias
    bjssss

    ResponderExcluir
  18. JAIR, mais uma vez AMEI!!!
    Sucesso!
    Bj

    ResponderExcluir
  19. Meu Lindo.Nâo se preocupa,sua unha vai crescer ,vai demorar um pouco mas logo aparece uma novinha...RSRSRSRS
    O problema seria se você tivesse arrancado o dedo...RSRSRSR. Você mora no meu coração Jair.

    ResponderExcluir
  20. Jair. A Morgana disse tudo kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  21. adoro os textos Jair, me dão forças e animo para enfrntar as batalhas.

    ResponderExcluir
  22. é simplesmente maravilhosa essa conclusão adorei mais uma vez. Parabéns, Jair.

    ResponderExcluir
  23. Mensagem com uma leveza e simplicidade ímpar!!!

    ResponderExcluir
  24. Esta mensagem mais uma vez, me faz refletir sobre a vida, nossas escolhas, caminhos, e os outros!
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  25. Concordo em genero , numero e grau com tudo que todos comentaram.
    Jair, só tenho que parabenizá-lo!

    ResponderExcluir